Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 enfrentam mais um obstáculo na busca por uma vaga no ensino superior: parte das universidades não havia recebido do Ministério da Educação (MEC), até o início da tarde desta terça-feira (28), as listas de aprovados no processo seletivo.

Por isso, pelo menos 10 instituições federais — como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) —alteraram o calendário de matrículas dos estudantes.

O que diz o MEC? Diante disso, no início da tarde desta terça-feira, a pasta decidiu ampliar o prazo para a etapa. Agora, em vez de terminar em 31 de janeiro, o período de matrícula deve se estender até 3 de fevereiro. Segundo o MEC, as mudanças não afetarão o calendário acadêmico. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União.

A Universidade de Pernambuco (UPE), por exemplo, disse que estava sem acesso aos resultados oficiais do Sisu no sistema. Por isso, prevê que as matrículas comecem apenas em 29 de janeiro. Já a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) optou por suspender o processo e só publicar um novo cronograma quando tiver acesso às listas de aprovados.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) afirmou que teve acesso à lista dos aprovados no final da tarde de segunda-feira (27), e que alterou o calendário de matrícula, que passa a ser de 28 a 31 de janeiro.

Nas redes sociais, candidatos estavam preocupados: “Como pode esse processo ser a coisa mais confusa do mundo?”, disse uma estudante. “Já não basta o site do Sisu ser uma batata. Agora é o site da universidade que não libera a matrícula”, afirmou outro.

CONNECTA OESTE CONECTANDO VOCÊ A INFORMAÇÃO!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *