Foto: Rede social

Como toda Cidade de interior Correntina vive intensamente a política local, município de pouco mais de 32 mil habitantes e com suas belezas naturais reúnem suas particularidades políticas. No momento atual Correntina vive a expectativa de eleger um novo gestor em 2024, pois o atual Prefeito Nilson José Rodrigues, não pode ser candidato tendo em vista que foi reeleito em 2020. É publico e notório que a população correntinense clama por mudanças, esse clamor pode ser percebido nos quatros cantos do município, normal para um município que tem como atual gestor um prefeito que soma quatro mandatos de Prefeito na sua carreira política, então é natural que o índice de rejeição seja muito grande. Podemos perceber isso desde a eleição passada onde a maioria dos eleitores correntinenses não queriam o atual gestor como prefeito, onde o mesmo somou 9.903 votos, enquanto os candidatos da oposição somaram 10. 779 votos.

O CONNECTA OESTE faz uma breve análise da atual conjuntura para eleições majoritárias 2024. Arriscamos dizer que para próximas eleições não terá tantas candidaturas majoritárias como na passada, tudo se desenha para ter dois candidatos, um da situação apoiado pelo atual prefeito e outra pela oposição. Na atual situação são vários nomes pretendentes, como Jailton Rodrigues (Pretinho), Michael, Vanuzia, Laerte França, Artur Bezerra, entre outros… Porém só não “ENXERGA” quem não quer, que o atual prefeito já lançou o nome de seu sobrinho como seu sucessor a tempos, que lhe batizou politicamente como “Pretinho de Maguila”.

Do outro lado a oposição liderada pelo líder político Valter Mariano não terá dificuldades de emplacar seu nome como candidato do grupo, ele se despontou na última eleição, ficando em segundo lugar na disputa majoritária com uma votação expressiva e não parou sua caminhada, que o faz seu nome muito forte no atual cenário político.

Analisando os dois grupos políticos podemos perceber o desgaste do atual prefeito, não só na aceitação popular mas principalmente nos líderes políticos que vem perdendo ao longo dos tempos, a lista é extensa, como os vereadores Wil e Jean da Guarda, considerados dos mais fortes na Casa Legislativa, Vereador Louro que foi eleito ao lado de Mariano na eleição passada e estava fazendo parte da base do atual governo, mas não se sentindo valorizado voltou ao grupo de Mariano, ex vereador Cassimiro da Praia, suplente e ex vereador Alan, suplente de vereador Bispo Clériston, ex vereador Calmon Matos, Suplente e ex vereador Madson Montalvão, suplente e ex vereador Babado Pimenta, entres outros líderes. Sabemos que uma caminhada política forte se faz com time forte e não é nada bom perder seus “jogadores”, principalmente quando esses somam muito para o grupo. São comuns em Correntina ouvir comentários apaixonados de algumas pessoas que apoia o atual governo, “ foram tarde”, “ ganharemos sem eles”, “ quieta, eles não somam” …. Mas no fundo quem realmente entende de política tem a certeza que o grupo do atual governo sofreu a primeira derrota para as eleições 2024 ao perder tantos líderes importantes. Além disso o nome de seu sobrinho não soou nada bem entre os pretendentes do cargo de candidato do seu grupo, sendo assim, não será nada surpreendente perder mais líderes importantes na caminhada que se afunila. No entanto aliados do atual prefeito tem esperança que com sua habilidade ele consiga eleger seu sucessor, mas sabe das dificuldades que irá enfrentar.

Do lado da oposição Mariano é a bola da vez, notoriamente está bem a frente dos demais candidatos ao cargo majoritário em 2024 e caminha a passos largos na oposição. Mariano ao contrário do atual prefeito, abraçou quase todos os lideres que saíram do grupo do atual governo, assim como outras lideranças importantes que fazia parte de grupos de outros candidatos da oposição nas eleição passada, ele vem fazendo uma base forte para disputa da cadeira tão sonhada em 2024, ao contrário do atual prefeito, Mariano não perdeu nenhum liderança expressiva de votos e podemos notar a sua busca incansável para fortalecer seu grupo.

A disputa pelo cargo de vice nos dois grupos é acirrada e nomes importantes surge para compor nos dois grupos, nos bastidores as articulações são constantes, pois a escolha do companheiro de chapa na atual conjuntura política irá decidir o rumo das eleições em 2024.

Em breve traremos uma análise da atual conjuntura política para a corrida eleitoral para os cargos de Vereadores(as) em Correntina-BA.

Por CONNECTA OESTE
Connectando você a informação!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *