Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (11), o Google anunciou oficialmente o lançamento do “modo ladrão” no Brasil, uma ferramenta projetada para bloquear a tela de aparelhos roubados em situações rápidas, como as ações da “gangue da bicicleta” que atua em grandes centros urbanos brasileiros. O recurso foi desenvolvido em resposta a uma preocupação identificada pelo time do Google no Brasil e será testado exclusivamente no país a partir de julho.

O “modo ladrão”, cujo nome oficial é Theft Protection Lock, não será um recurso nativo do Android 15, o novo sistema operacional da empresa anunciado no Google I/O em maio. Em vez disso, o Google planeja tornar a ferramenta acessível a todos os aparelhos com sistema Android 10 ou superior, visando alcançar o maior número de dispositivos possível.

O funcionamento do recurso é o seguinte: quando os sensores do celular, como o acelerômetro, detectam uma mudança abrupta de movimento seguida por um padrão de velocidade, eles enviam essas informações para um processador com IA no dispositivo. A IA analisa os dados e decide se se trata de uma situação de roubo. Se a situação for confirmada, a IA aciona um comando que bloqueia a tela do aparelho em poucos segundos.

Todas as funcionalidades do “modo ladrão” são processadas localmente no dispositivo, eliminando a necessidade de conexão com a internet para operar.

CONNECTA OESTE

Conectando você a informação de qualidade.

Related Post