Bahia: Estado com Maior Número de Mortes Violentas pelo Terceiro Ano Consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Bahia lidera o ranking de estados com o maior número de mortes violentas intencionais no Brasil. De acordo com a 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada nesta quinta-feira (18), foram registradas 6.578 ocorrências no ano passado. Esse número coloca a Bahia, o quarto estado mais populoso do país, à frente de São Paulo e Minas Gerais juntos, que são os estados com as maiores populações do Brasil.

A pesquisa anual destaca a grave situação de violência que afeta os baianos diariamente. Entre os crimes contabilizados no estudo estão homicídios dolosos, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e feminicídio. Embora a Bahia lidere em números absolutos, a taxa de mortes violentas no estado é a segunda maior do país.

Com 6.578 ocorrências registradas, a Bahia apresenta uma taxa de 46,5 mortes violentas por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Amapá, que tem a maior taxa do país com 69,9 mortes por 100 mil habitantes. A média nacional é de 22,8. Apesar de uma ligeira redução no número de mortes violentas intencionais entre 2022 e 2023 (de 6.663 para 6.578), a situação permanece crítica. Em 2021, o estado havia registrado 7.069 mortes.

Das 10 cidades com as maiores taxas de mortes violentas registradas no Brasil, seis estão na Bahia: Camaçari (90,6), Jequié (84,4), Simões Filho (75,9), Feira de Santana (74,5), Juazeiro (74,4) e Eunápolis (70,4). Estes dados alarmantes reforçam a urgência de políticas públicas eficazes para combater a violência e garantir a segurança dos cidadãos baianos.

Connecta oeste.

Conectando você a informação de qualidade!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *