A seis meses do fim de seus mandatos, os prefeitos das 26 capitais brasileiras cumpriram apenas 39,1% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020. Um levantamento realizado pelo g1 revelou que 426 dos 1.090 compromissos assumidos pelos então candidatos foram cumpridos integralmente.
Os dados mostram que 23,2% das promessas foram cumpridas parcialmente ao longo dos três anos e meio de gestão, indicando que ainda há pendências para que esses trabalhos sejam considerados concluídos.
![](http://connectaoeste.com.br/wp-content/uploads/2023/11/cropped-cropped-cropped-SITE-ID-001-10-1024x110.png)
Até agora, 37,6% das promessas feitas pelos prefeitos não foram cumpridas. A relação completa e o andamento de cada compromisso podem ser conferidos na página especial “As promessas dos políticos”, onde é possível ver detalhadamente todas as promessas feitas pelos prefeitos em 2020. O g1 selecionou promessas que pudessem ser claramente cobradas e medidas.
Na avaliação de um ano, realizada em 2022, os prefeitos haviam cumprido 15% dos compromissos assumidos. Inicialmente, o levantamento considerava 1.091 compromissos, mas uma promessa foi excluída após revisão, um compromisso não pôde ser avaliado por falta de dados, e outro precisou ser revisado devido a um erro detectado na informação apurada.
O monitoramento das promessas dos políticos é realizado por mais de 50 jornalistas do g1 de todo o Brasil desde 2015. As equipes de checagem seguem uma metodologia própria para separar e avaliar tudo o que pode ser cobrado e medido ao longo de um mandato.
A avaliação final da gestão de cada prefeito será feita ao término do mandato.
Connecta oeste
Conectando você a informação de qualidade