Pesquisa encontra substância cancerígena em biscoito de maizena e outros alimentos.

Uma pesquisa do Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC) revelou que metade das amostras de alimentos ultraprocessados analisados continham resíduos de agrotóxicos. O estudo avaliou 24 produtos de diferentes categorias e gerou resultados preocupantes.

Os pesquisadores dividiram os produtos em oito grupos: macarrão instantâneo, biscoito maizena, presunto cozido, bolo de chocolate, hambúrguer vegetal e empanado vegetal com sabor de frango. Ao final da análise, 12 itens apresentaram resíduos de agrotóxicos.

Os alimentos ultraprocessados que mais apresentaram resíduos de agrotóxicos foram:

  • 1º lugar: Biscoito maizena Marilan e biscoito maizena Triunfo, cada um com resíduos de quatro agrotóxicos.
  • 2º lugar: Hambúrguer à base de plantas (Sadia), empanado à base de plantas (Seara), macarrão instantâneo (Nissin), macarrão instantâneo (Renata) e bolo pronto sabor chocolate (Ana Maria), cada um com resíduos de três agrotóxicos.
  • 3º lugar: Empanado à base de plantas (Sadia), com resíduos de dois agrotóxicos.

Entre os agrotóxicos identificados, está o glifosato, herbicida produzido pela Bayer e classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “provavelmente carcinogênico”, ou seja, com potencial para causar câncer.

Além disso, o glifosato tem efeitos na microbiota intestinal e na função da tireoide. Estudos indicam que esse herbicida pode prejudicar a absorção de iodeto, afetando a produção de hormônios tireoidianos e contribuindo para doenças como tireoidite de Hashimoto, Graves e até mesmo câncer de tireoide.

CONNECTA OESTE CONECTANDO VOCÊ A INFORMAÇÃO!

 

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *